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Gestão de Clientes

GESTÃO DE CLIENTES

Muito mais que cobrança de ativos financeiros a gestão de clientes precisa nascer junto com o projeto, com a venda, com o atendimento....

Conhecer o cliente, e fidelizar

A gestão de clientes vem de longo tempo e é um conceito muito antigo que faz parte da prática de pequenos, mas bons comerciantes há muito tempo: conhecer o perfil do cliente e esforçar-se para agradá-lo.


Infelizmente muitos empreendedores deixam a gestão de clientes de lado, grande parte da culpa disto vem das siglas e termos em inglês de algumas empresas que exigem muita tecnologia e estrutura para iniciar uma gestão de clientes, o que acaba por afastar pequenas e médias empresas deste conceito.

Afirmo que isto não é a condição para iniciar uma gestão de clientes como muitas empresas imaginam.

A tecnologia hoje disponível com a informática permite que a gestão seja feita de forma rápida e automática, porém, muito antes de investimento em sistemas de CRM e estrutura a empresa deve iniciar um conjunto de processos para desenvolver uma cultura focada no cliente, não importa o tamanho ou setor a que participe.

As pequenas e médias empresas devem utilizar a Gestão de clientes como diferencial competitivo em busca de encantar o cliente, antecipando suas necessidades e adivinhando seus desejos.

 

 
 
 
 

Algum tempo atrás o marketing de massa gerava a condição de vender ou "empurrar produtos" aos clientes, isto era muito comum, até o mercado ser inundado por inúmeras empresas oferecendo a mesma coisa. Hoje a maioria das empresas tem conhecimento que os clientes estão mais críticos e seletivos, não bastasse isto, hoje contamos com redes sociais, Orkut, twitter, facebook, linkedin e afetam ainda mais o consumo e as empresas gerando comentários, críticas ou elogios em instantes.

Para entendermos como a gestão de clientes funciona devemos começar com a compreensão do perfil do cliente: Quem é o cliente? Quais as necessidades dele? O que ele espera do nosso produto?

Uma das metodologias mais aceitas e utilizadas é a metodologia da consultoria americana Pepper&Rogers que propõe 4 diferentes etapas: Identificar (I), diferenciar (D), interagir (I) e personalizar (P), também conhecida como metodologia IDIP.

A primeira etapa desta metodologia e o principal processo na gestão do cliente é identificar que tipo de cliente a empresa possui e o que ele necessita. Através da gestão de clientes é possível fidelizar e manter os clientes mais rentáveis, bem como conquistar novos clientes.

Esse departamento no nosso site, nasceu da necessidade visivel que observamos ao sermos atendidos num café, numa loja, num shopping. Notamos que poucas empresas gerenciam os clientes, e nós sabemos que este é o maior investimento que uma empresa pode fazer.

Por isso, nós ajudamos a gerenciar clientes, desde inicio do relacionamento, até o final, gerenciando também ativos  financeiros